RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

4/15/2019

Veterinário cria prótese de cascos para evitar que animais sejam sacrificados

Goiano usa câmera de videogame e impressora 3D para desenvolver os produtos. Modelo foi apresentado durante a Tecnoshow 2019

O médico veterinário Murilo da Silva Freitas desenvolveu cascos feitos com a ajuda da câmera de videogame e uma impressora 3D. De acordo com ele, o projeto apresentado na durante a Tecnoshow 2019 salva a vida de animais que seriam sacrificados por ter problemas nos cascos.



Durante palestra na segunda-feira (8), o veterinário explicou que esse era o caso de uma vaca usada como teste para o projeto. Batizada de Manhozinha, ela teve um excesso de produção de casco, segundo o especialista, provavelmente por causa de excessos de proteína na alimentação. Assim, houve acúmulo de matéria orgânica, o que levou a infecções e proliferação de bactérias.

“Ela sentia muita dor, não conseguia apoiar a pata. Em cinco dias usando a prótese já está apresentando uma melhora na postura. Ainda manca um pouco, mas já consegue se apoiar melhor”, observou.

O veterinário também esclareceu que a prótese pode ser usada na aplicação de medicamentos. Alguns podem ser colocados dentro da estrutura e causam um resultado melhor no tratamento.

Câmera de videogame
Para criar a prótese, o veterinário faz o scanner de 360º da pata do animal usando a câmera especial de um videogame - o Kinect do XBox. Com essas informações ele pôde criar, por meio de um programa de computador, o desenho do casco do animal.

Murilo explicou que a prótese é personalizada para cada animal. O preço de custo é de R$ 385, o que ele considera acessível para o produtor que acaba não perdendo o animal. 

FONTE: rioverdeagora

7 comentários:

  1. Sensacional!!!!! Parabéns Dr. Murilo da Silva Freitas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha !! Obrigada por ajudar os animais !

    ResponderExcluir
  3. De vez em quando uma notícia boa. Deus abençoe esse rapaz.

    ResponderExcluir
  4. Que show! Parabéns Dr Murilo da Silva Freitas! Muito agradecida por aliviar a dor dos animais.

    ResponderExcluir
  5. Genial.. Quiero hacerlo los pedidos

    ResponderExcluir
  6. Vital Fernandes18/04/2019 11:21

    Parabéns, doutor Murilo. O senhor sim, é como um "Deus" para mim, e não esse "tal" que falam tanto por aí. Um ser imaginário, que chamam de "o todo poderoso", mas que não faz nada por bilhões de animais e seres humanos que sofrem, todos os dias, pelo mundo. Para mim o senhor é que tem o poder. Poder da inteligência e da solidariedade.

    ResponderExcluir
  7. VCS SABEM COMO PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM O DR Murilo ?
    Pois estamos com o caso de uma bezerra resgatada que precisa de ortoprótese !

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪